quinta-feira, 19 de maio de 2016

O Papel da Mulher e a Igualdade de Gêneros


Atualmente, ao mesmo tempo que, nós mulheres, recebemos mais direitos, oportunidades e bênçãos, também ganhamos mais desafios, mais responsabilidades e mais fardos sobre nossos ombros, afinal, quantas de nós não precisam dar conta casa, família, trabalho, responsabilidades – e ainda nossos chamados na Igreja?

Imagem: Freepik
E não me refiro apenas às casadas com filhos: há muitas solteiras que assumem a liderança da casa por doença ou problemas dos pais; há viúvas e avós que ajudam e cuidam não apenas seus filhos, mas de sobrinhos e netos diariamente ao invés de curtir a fase pós criação – e muitas ainda também trabalham fora; há esposas que não engravidaram, muito desejaram, buscam essa oportunidade, também trabalham incansavelmente e suas profissões ao longo do dia, e ainda assim fazem projetos de serviço, assumem responsabilidades de outros familiares, e por aí vai... a grande maioria das mulheres que conheço, especialmente dentro de evangelho, tem sido batalhadoras: o mundo hoje não dá trégua pra ninguém.

E por isso, me leva a pensar que tipo de igualdade vivemos. Eu ainda vejo muita desigualdade dentro de todos os diretos e oportunidades que o mundo já oferece, me dá uma falsa impressão de que: termos o direto à realizar determinadas coisas é muito bom e uma conquista, mas quando você vive essas situações na rotina diária, percebe que a carga é enorme, e que a felicidade e a “liberdade” não estão tão ligadas à isso.

Felizmente, quanto mais eu estudo sobre o papel da mulher dentro do plano de salvação e do evangelho, percebo a igualdade que Deus – em sua perfeição – proporciona à todos os seus filhos. E reconheci que essa igualdade não vem de executar exatamente as mesmas tarefas, e sim de entender o papel que cada gênero – homem e mulher – possui, afinal, fomos criados diferentes, e por assim ser, há papeis e características que são da natureza da de cada um. A mulher, por exemplo, costuma lidar melhor no trato com crianças (e digo por experiência própria, mesmo que você ache que não, mas lá no fundo todas nós temos um instinto materno, mesmo quando ainda não somos mães, e também não estou dizendo que os homens não são bons, mas o instinto feminino é maior). Os homens são melhor com o fato de não se importar tanto com pequenos problemas e desavenças, e assim lidarem melhor com stress e pressões da vida profissional e familiar. Já viram como eles conseguem deixar as “bobagens” de lado, enquanto às vezes fazemos uma tempestade em copo d’água pela mesma questão? Não digo que não existem exceções, mas a nossa natureza é assim, eu realmente enxergo isso na maioria.

Considerando as diferenças de características e propósitos, os papeis que aprendemos no evangelho poderiam ser simples de compreender. Mas, os questionamentos dentro do evangelho existem, com alguns pontos que vocês devem saber e conhecer, como:

- As mulheres não podem receber o sacerdócio;
- As mulheres não assumem chamados de liderança na Igreja, como designações de bispado, presidência de estaca, e mesmo setenta, patriarca, apóstolos e como profetas.
- As mulheres são incentivadas à ficar em casa com os filhos, e tem basicamente esta opção, enquanto os homens podem escolher profissões e atividades diferentes e se desenvolverem de maneiras diversas.

E vocês podem citar outras mais provavelmente.

Eu enxergo isso de maneira diferente, afinal, porque precisamos tanto fazer a mesma coisa que os homens, se nosso papel e natureza são diferentes que os deles? Não estou dizendo que é para permitir submissão, aguentar o que mandarem (até porque já sabemos que um homem deve presidir organizações e suas famílias com amor e retidão, bons homens não saem mandado), e nem pra jogar pro alto direitos já conquistados pelas mulheres, nada disso. Mas, quando conhecemos, exercemos e entendemos o papel que Deus designou às mulheres, encontramos alegria e muito amor, nesta jornada. Se duvida, faça o teste, você pode se surpreender, como eu me surpreendi.

Eu estava com um grande foco em minha adolescência e início da idade adulta APENAS na carreira profissional, mas hoje, entendo que há tempo para tudo, e que meu tempo é melhor gasto dedicando mais atenção na família. Não deixo também de ter uma profissão, trabalho em meu próprio negócio, me organizo e divido o tempo para isso, mas não é agora a parte mais importante da minha vida.

Não devemos esquecer também que as obrigações masculinas também exigem fardos pesados. Como um pai se sente em relação à sua família quando passa dificuldades financeiras? E longe de mim querer ter um cargo como de bispo ou de autoridade geral como os homens podem ser chamados: acredito que as esposas destes homens devem entender melhor o quão difícil é ver seu marido chegar preocupado, cansado e abatido devido a quantidade de questões complicadas para serem resolvidas.

Homens e mulheres são diferentes. Ambos passam por provações e problemas, cada um dentro de sua realidade. Não temos que competir, mas colaborar uns com os outros, e aliviar os fardos uns dos outros, sejam nossos esposos, pais, amigos ou mesmo desconhecidos.

Acima de tudo: somos todos iguais diante de Deus, e isso é o ideal para todos, não é?


O que a igualdade significa para você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário