segunda-feira, 21 de março de 2016

Atividades significativas para fazer em família na semana da Páscoa

Chegando a Páscoa, nada melhor do que realizarmos algo especial esta semana para recordarmos de seu verdadeiro significado. Não sou contra a diversão, aos chocolates e as tradições não religiosas, mas que proporcionam boas lembranças em família, porém, nada pode ficar acima da celebração da ressurreição de nosso Salvador, e podemos fazer de forma reverente, mas também interativa e lúdica.



Aqui vão então algumas ideias para realizar algumas atividades nesta páscoa!

01. Noite Familiar LEMBRAR, AGIR E TESTEMUNHAR de Cristo.

Fazer a atividade em 3 partes:

1 - Lembrar: As cores da Páscoa. Dê uma folha com as cores seguintes para cada pessoa (pode ser uma marquinha pintada de cada cor) e peça para que as pessoas pensem como elas relembrar esse evento da páscoa. As cores são:

Verde
Vermelho
Branco
Preto
Amarelo

Em 5 min todos escrevem suas ideias, e depois a discussão pode ser feita de cada sentimento e lembrança. As diferentes ideias provavelmente lembrar todas as partes desde o sacrifício até a ressurreição. As crianças que não escrevem podem fazer junto com um dos pais ou irmãos e falarem sobre o que lembram nas cores.

2 - Agir: Como você se comporta e mostra respeito durante o sacramento. Peça a todos para que, não continuação da folha, escrevam como podem pensar em Cristo no domingo da páscoa. Foque para fazer isso da forma mais reverente no domingo mais significativo do ano. Isso pode ser compartilhado entre todos em seguida.

3 - Testemunhar: O Seu testemunho do Cristo Vivo. Primeiro, leia a declaração o Cristo Vivo (cada um pode ler um parágrafo) e em seguida, peça para que todos escrevam seu testemunho no final da folha. Não é necessário que cada um preste seu testemunho no fim, mas pode cada um fazê-lo ou peça para que cada um compartilhe este testemunho com alguém. 

Para encerramento, sugiro mostrar o video abaixo, é uma das mormon messages, e é a que eu mais me emociono e gosto, o testemunho de Cristo o Élder Holland, e é muito emocionante.



02 - Estudo Diferenciado do Cristo Vivo

A ideia original está no sugardoodle, é um desafio de aprendermos e compreendermos melhor esse testemunho tão especial dos apóstolos. Desse link:

http://www.sugardoodle.net/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=9556

Acho super legal que no original seja sugerido usar cores diferentes para marcar partes do texto. Mas na falta de muitas cores para todos, adaptei e assim pode ser feito:

Cada pessoa deve receber uma cópia do documento "O Cristo Vivo - Testemunho dos Apóstolos" que pode ser impressa ou comprada no templo. Perguntar se todos conhecem o texto, e se leram, o que se lembra do que ele fala.

Depois de escutar as opiniões, fazer um estudo aprofundado dele, da seguinte maneira, um lápis de cor por pessoa:

Sublinhar: todos os VERBOS ou PALAVRAS DE AÇÃO que Cristo fez (foram, andou "fazendo o bem", caminhou, curou, ensinou, etc.)

Circular: Nomes que são sinônimos ou títulos de Cristo (Criador, Jeová, Redentor, etc.)

Pintar: Quaisquer frases ou palavras que se falem como Cristo foi tratado pelos seus acusadores (preso e condenado, sentenciado a morrer, etc).

Sublinhar desigualmente (como se fosse uma onda ou cobra): quaisquer outros termos que se relacionem a história de Cristo (Nascimento, Belém, Calvário, e muitos outros!)

Por fim, discutir como eles se sentiram e o que aprenderam com este testemunho especial e se isso ajudou eles a "Virem a Cristo".

Vocês tbém pode desafiá-los a decorar o Cristo Vivo, lembrando que esta é uma sugestão de projeto de fé do Progresso Pessoal para as famílias que tem jovens. Vocês podem tbém incentivar a fazer alguma meta relacionada ao sacramento no próximo domingo, mais especial ainda de se pensar em Cristo pela Sua Ressurreição.

03 - Semana de Preparação para a Páscoa

A ideia original é fazer isso durante o mês todo, mas dá pra fazer uma atividade por dia nesta semana. A ideia saiu em uma Liahona e o link dos detalhes, atividades e escrituras estão abaixo.


É legal que dá pra ser ser bem interativo. Podemos fazer o lava pés mesmo, conversar sobre a reverência no sacramento e quem sabe até ter um pãozinho na refeição em casa, ir até um jardim falar da expiação e adaptar da melhor forma possível.

04 - A páscoa judaica

Esta é uma atividade muito legal e interativa para lembrar o real motivo da páscoa falando um pouquinho de sua origem: a primeira páscoa, realizada antes da libertação do povo de Moisés no Egito, na noite em que aconteceu a última das 10 pragas. Existem muitos simbolismos da páscoa judaica com a expiação, fiz uma ceia simbólica, como se fosse nos moldes antigos. (ps. fiz isso como uma mutual para os jovens, mas é super legal para a família, mas esqueci das fotos da atividade, estava sozinha e no fim, já tinha encerrado tudo quando vi!).

A preparação envolve:

- Roupas antigas (usamos lenços para simbolizar as vestimentas da época, é suficiente);
- Folhas amargas (agrião, radite, mas optei por rúcula, porque os primeiros às vezes eles não provam mesmo) - coloquei em potinhos só algumas folhinhas;
- Pão sírio (pão asmo);
- Carne de cordeiro, que improvisei com um hamburguer de cordeiro, mas fica a seu critério (por ser mais caro, apenas um pedacinho para cada um provar é suficiente);
- Suco de Uva.  

Para iniciar, perguntei se todos conheciam quando foi realizada a primeira páscoa. Deixem adivinhar e introduza o tópico contando que ela foi realizada no antigo Egito antes da fuga do povo israelita. A forma como a ceia da páscoa foi realizada está em Êxodo 12.

Depois você pode estabelecer uma ordem para mostrar e realizar todos os símbolos propostos. Todos podem se vestir primeiramente com as "roupas da época" com os lenções e sentarem-se a mesa, provando cada uma das partes da refeição e falar de seu significado. Dá pra ser simples ao falar com as crianças, ou daqui em diante, vocês podem ou apenas falar o que significa com 07 trechos de leitura (explicações da ocasião retiradas do manual do velho testamento do instituto, do Élder Bruce R. Mconkie para aprendermos sobre o significado de cada momento e simbolismo da ceia.

Os trechos de escritura estão no link abaixo, e no término todos podem desfrutar da refeição!


-------

Que seja uma páscoa mais do que especial para todos nós, celebrando a vida e a vitória sobre a morte de nosso Salvador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário