segunda-feira, 29 de junho de 2015

Entretenimento infantil reverente para reuniões sacramentais

Se tem algo desafiador a cada semana é manter a reverência em nosso banco na sacramental. E pessoalmente, não gosto de recorrer a tablets e desenhos nesse momento, como comentei no blog anteriormente (este é o post). Então, a gente tem que achar o que fazer né.

Meu filho ainda não está na idade de entender bem a necessidade de ficar no banco, se comportar, com sua mega disposição de correr e sempre explorar o mundo, o jeito é levar uma sacola de entretenimento para ele brincar lá.

Pensando no que tem me ajudado, passo 2 dicas do que acho importante para a reverência ter mais sucesso e que funcionam (quase) sempre para nós:

1. Cuidado com brinquedos barulhentos. Claro que você logo de cara vai descartar brinquedos musicais, chocalhos e tudo que faça barulho. Mas veja também no caso de brinquedos que parecem não fazer barulho, mas se a criança manusear ou bater no banco pode sim fazer. Alguns brinquedos de madeira por exemplo podem não ser tão bons como pensamos para este momento.

2. Separe brinquedos específicos para o domingo, e que não sejam usados ao longo da semana. Criança enjoa rápido, sabemos, e depois de 1 semana brincando com outras coisas, os brinquedos e atividades de domingo ficam como "novidade". Não vou dizer que vai ser sempre um sucesso absoluto, mas que por aqui ajuda pelo menos um pouco, ajuda.

O que então fazer e levar?

Aqui tenho feito da seguinte maneira:

- Brinquedos favoritos: meu pequeno ama carrinhos, especialmente os menorzinhos, e como não são barulhentos e fáceis de carregar, eu levo (não apenas na igreja, mas na bolsa). Isso é algo que ele brinca todo o dia, mas como está em uma fase que gosta muito e brinca de um jeito bom na capela, abro uma exceção no que falei acima em relação aos brinquedos do dia a dia e esse eu levo.

- Livros: já amo livros em geral e tenho 2 livrinhos infantis relacionados ao evangelho. 1 deles uso em casa às vezes, mas o outro deixo apenas para a Igreja. Tem outros livrinhos pequenininhos educativos que levo também e esses ficam somente para a diversão de domingo.

- Quebra-cabeça: sou uma fã de quebra cabeça e acho um bom jogo para a reunião. Tenho um de 9 peças que, apesar de ele ainda não conseguir montar exatamente, ele tira as peças e vou ajudando, e fazemos isso algumas vezes. Não é sempre que ele quer montar, mas quando está afim, funciona por um tempinho e bem.

- Bichos de plásticos ou pelúcia: nós temos uma fazendinha com pequenos bichos de pelúcia que ele ganhou ano passado. Ele nem dava atenção, guardei por um tempo e quando novamente ele viu, ficou super empolgado e brinca direto com os bichos. Ele começou a curtir animais de plástico, daqueles bem baratinhos mesmo que se compra em lojas de 1,99 e com esses, até o primo dele vai no banco dar uma volta e brincar junto.


O que mais sugiro?

- Livro quieto: os livrinhos de tecido com atividades de pôr, tirar, encaixar e inventar em geral são uma ótima pedida.

- Jogo da memória: especialmente se tem mais de uma criança, é um jogo simples e se preferir, dá até pra fazer em casa com temas do evangelho (nada que gravuras ou desenhos, cartolina e papel contact não resolvam).

- Livros de colorir e desenhar: esse é básico né, mas só pra não deixar de fora da lista!

- Recursos do evangelho e da Liahona: tem gravuras e ideias e mesmo joguinhos para imprimir. Neste post anterior comentei sobre alguns deles.

Eu adorei também as dicas que encontrei neste blog americano. Tem muitas fotos (postei 2 de lá só pra vocês terem uma noção e tem muitas outras super legais) então não se preocupem com o inglês, as ideias são ótimas e vocês vão gostar!

http://www.sweetcharli.com/2012/11/my-busy-busy-bag-for-church.html




Agora comentem: O que vocês fazem para ajudar a manter a reverência na sacramental som seus filhos? Mais ideias sempre são bem vindas!

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Receitas de Caneca para Janta em Família

Neste mês espero que quem acompanha o blog possa me perdoar, pois estou fazendo menos postagens que o de costume. . falei pra vocês que me mudei e estamos no meio da reforma, e tudo está uma loucura. Aliás, estou chegando a conclusão que, se um casamento sobreviver a uma reforma, ele sobrevive a qualquer outra coisa, rsrsrs (sendo um pouco dramática, mas o desafio tem sido grande, pra não dizer que brigamos muito desde então, mas vai ficar bom...)

A questão é que, no meio de uma reforma onde estou há mais de 20 dias sem meu fogão, pois teremos um modelo novo com uma instalação diferente, o jeito é ser criativo na hora de cozinhar. Eu já havia pensado - como líder das moças para uma mutual - em fazer um culinária com as meninas com receitas de caneca, e agora sem fogão, foi o momento perfeito e necessário de testar algo assim.

Mas a notícia boa é que eu fiz, deu certo, fiz a atividade com as receitas que encontrei, e... virou janta aqui em casa em uma noite dessas sem fogão. Fiz uma torta salgada e um bolo doce de milho que, além de delicioso e que super combina nessa época junina é sem glúten e sem lactose: nada de intolerância!

As receitas são ultra simples e rápidas: pra quem tem pressa, é uma maravilha; pra quem quiser algo tranquilo de fazer com crianças, é uma super opção, e pra quem quiser comer algo gostoso, seja como for, é ótimo. As receitas mandam muito bem em todos os sentidos.

Bom, chega de enrolar, aqui vão as receitas de caneca. É uma porção individual. As fotos não ficaram perfeitas, mas o gosto eu garanto! Espero que gostem!

Receita Salgada: Torta de Caneca (Blog Elo7)


Ingredientes
4 colheres de sopa de farinha de trigo
4 colheres de sopa de leite
3 colheres sopa de óleo ou azeite
1 ovo
1 colher de café de fermento em pó
1/2 colher de café de sal

Recheio
1 fatia (não muito fina) de queijo prato ou muçarela picado
1 fatia de presunto picado
Variações de recheio: legumes, frango desfiado, atum.

Preparo
Misture os ingredientes da massa em uma tigela, acrescente o recheio e mexa levemente apenas para espalhar na massa. Transfira para a caneca e leve ao micro-ondas em potência máxima por 3 minutos. E seja feliz!


Receita Doce: Bolo de Milho de Caneca s/ Glúten e S/ Lactose (Cozinha Prática Rita Lobo - aliás programa super recomendado do canal GNT, assistam)


Ingredientes
4 colheres de sopa de milho verde pré-cozido – pode ser em lata ou congelado
4 colheres de sopa de leite de coco
1 ovo
4 colheres de sopa de óleo
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de fubá
½ colher de sopa de fermento em pó
Canela em pó a gosto

Preparo

Antes de abrir, lave e seque a lata de milho. Escorra todo o conteúdo numa peneira e reserve os grãos. Com um mixer, bata o leite de coco, o óleo, o ovo e metade do milho, até que os grãos estejam triturados (cerca de dois minutos). Acrescente o açúcar e bata por mais um minuto. Junte o fubá, o fermento, uma pitada de canela em pó e mexa com um garfo, até que a massa fique homogênea. Misture o restante do milho e divida a massa em três canecas grandes (0bs. acho que em duas é melhor), preenchendo até metade da capacidade das canecas. Coloque as outras duas colheres de milho. Leve ao micro-ondas em potência alta por cerca de três minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo. Com cuidado para não se queimar, retire as canecas e polvilhe com mais um pouco de canela em pó. Sirva a seguir.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

O primeiro dia no berçário

Se teve algo pelo qual fiquei super ansiosa e feliz foi o primeiro dia em que nosso Mateus foi para o berçário. É que nosso menino sempre foi MUITO agitado, ele não anda, só corre! Nunca foi muito paciente e nunca gostou de colo, desde recém nascido (sim sempre dormiu bem sozinho sem precisar embalar e tudo mais, o que é ótimo, mas uma loucura na hora de esperar pra qualquer coisa). Imagina isso na capela?

Já estava difícil demais pra conseguir assistir alguma aula e mesmo realizar atividades de meu chamado. Para nós, foi um alívio, afinal, sabíamos que lá ele iria poder brincar, cantar e fazer tantas coisas boas relacionadas ao evangelho que as líderes fazem com muito carinho aos pequenos.

No primeiro dia que deixamos ele lá, eu não tinha dúvidas de que seria tranquilo, muito raro ele chorar quando saio, se tiver algo para entretê-lo. Até tinha aula pra dar no dia, e uma das líderes que serve comigo ficou super preocupada de eu não ficar lá com ele, caso chorasse, mas no caso do Mateus, expliquei que ele ficaria de boa. E olha lá como estava o rapaz depois que cheguei para buscá-lo, feliz da vida.

Agora que ele já frequenta a quase 6 meses, costuma ser assim. É bonitinho porque ele já quer ir pra sala do berçário mesmo quando não é domingo e temos algo para fazer durante a semana na capela. Choro na hora de deixá-lo lá aconteceu apenas 2 vezes, em dias onde ele estava um pouquinho doente e manhoso.

Claro que nem toda a criança tem essa facilidade, muitos ficam super apegados aos pais e é difícil deixar os pequenos lá. Acredito que, nesse caso, paciência e conversa são necessárias, e aos pouquinhos, ir deixando. Pessoalmente, confio nas líderes e sei que elas vão fazer de tudo para ajudar as crianças a participarem da classe, e acredito que todos nós devemos confiar no trabalho delas também.

Talvez nos primeiros (ou em vários) domingos seja necessário que um dos pais fique na classe. Tudo bem, a criança tem uma referência, mas ao longo do tempo ela também começa a conhecer melhor as líderes e vice versa. Elas vão conhecer o jeitinho da criança e o que ela gosta para ficar lá. Chegará o momento em que os pais vão poder deixar o pequeno na classe sem problemas.

Ah, geralmente, no berçário são realizadas atividades às crianças onde elas recebem folhas para colorir, objetos relacionados as escrituras... enfim, eu tenho guardado vários deles, porque dá pra usar em casa, na noite familiar, etc. As líderes daqui da minha ala dão show nesse ponto: já recebemos ideias super legais, me animei e fiz até um saquinho de tecido, que já comentei anteriormente aqui no blog.

Enfim, tem seus pequenos no berçário? Como eles ficam por lá? Eu amo esta primeira organização, afinal, tenho certeza de que o aprendizado que ali começa é para toda a vida!

sexta-feira, 19 de junho de 2015

12 Ideias de brincadeiras com papelão para crianças

Aqui nos meus lados, estamos em uma semana bem fria e sem muito o que fazer com o pequeno. Seja qual for o motivo onde é necessário ficar em casa, é difícil inventar algo para a criançada fazer todo dia, não é? E no dia a dia, criança enjoa rápido das mesmas coisas, haja ideia!

Hoje então quero dar uma ajudinha, com ideias bem bacanas e que gastam pouco, afinal, as brincadeiras de hoje usam papelão e papel que está acessível para qualquer pessoa. Viva o Pinterest que traz tanta coisa legal, e aqui vai uma seleção de atividades criativas e bacanas para fazer com os pequenos (e com os maiorzinhos, eles podem se envolver na criação do brinquedo, o que é super legal). Aqui vão as sugestões:

Sobre rodas - Um trem com rolos e tampinhas
Fonte: Pinterest

Ou claro, carrinhos
Fonte: Pinterest
Boliche também com rolos de papel, e a bolinha é só amassar uma folha!
Fonte: Pinterest

Que tal binóculos com dois rolos e uma faixa de cartão colorido?
Fonte: Pinterest

Ou óculos, dá pra personalizar do jeitinho que gostar
Fonte: Pinterest
Quem está afim de uma pizza?
Fonte: Pinterest

Digam se este polvo não é simpático!
Fonte: Pinterest

Um jogo de monstro vai super bem com uma caixa antiga e
dá pra brincar de acertar na boca dele com bolinhas
Fonte: Pinterest

Os pequeninos que adoram puxar objetos com uma cordinha vão curtir essa ideia fofa!
Fonte: Pinterest

Nem preciso comentar do quão genial é esta ideia!
Fonte: Pinterest

Mais um jogo divertido
Fonte: Pinterest

Por fim, um joguinho bacana para os bebês, super simples de fazer com velcro!
Fonte: Pinterest

Partiu divertir a criançada? Aproveitem o fim de semana para estimular a criatividade da casa inteira!

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Sobre Família SUD, Fé, Liberdade e Tolerância Religiosa, e Familiares com crenças e opiniões diferentes

Tenho ultimamente pensado MUITO nestes tópicos que dão título ao post, e então, decidi escrever algo a respeito. Espero que seja o mais respeitoso para todos os que lerem, pois de fato é a intenção, mas ao mesmo tempo, deixar um pouco do que sinto e penso sobre o assunto. Sem polêmicas (apesar da possibilidade de acontecerem).

Vemos que o mundo está realmente de pernas pro ar. A cada noticiário, leio reportagens que beira ao absurdo, mas cada vez mais se tornam realidade: violência e morte por causa de ideias, opiniões e situações mesmo banais. Nas redes sociais então, é uma festa de agressões verbais e críticas nada construtivas: contra seitas, pessoas, ideias, e claro: religiões, incluindo a nossa. Mas de certa forma, isso não é novidade, afinal, desde que o mundo é mundo, isso acontece, não? Quantas guerras e opressões já não estudamos na escola e na história do mundo devido a essas diferenças?

Eu sou a favor da liberdade de opinião e expressão, e da liberdade religiosa. E isso também faz parte, sim, das doutrinas básicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a qual sigo, encontrada na 11a Regra de Fé:

"Pretendemos o privilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência; e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde ou o que desejarem".

Dessa forma, cada um acredita, adora (ou não) o que achar melhor, sem que ninguém seja obrigado a seguir algo. Infelizmente, nem em todo mundo isso acontece, afinal ainda há governos e grupos que obrigam outros a seguir o que eles desejam. Por estes, eu apenas espero que, um dia, isso seja mudado e que todos tenham a mesma oportunidade de seguir e adorar o quê e como desejarem,

Porém, na minha vida e acredito que na realidade da maioria dos que acompanham esta página, podemos escolher o que seguir. Fui educada dentro de um lar SUD, onde na minha infância e parte da adolescência, fui levada a Igreja. Posso dizer que fui "forçada" algumas vezes à ir, assim como fui forçada à ir no mercado, na escola, na casa de um tio, afinal, filhos nessa primeira fase da vida acompanham seus pais, certo? Em um determinado momento de minha vida, chegou o momento onde já tinha alguma maturidade para tomar decisões mais sérias sozinha e não precisava acompanhar meus pais o tempo todo. Eles deixaram seguir meu caminho, e por opção, depois de pesquisar, estudar, pensar, ponderar e buscar minhas próprias respostas - recebê-las e senti-las - decidi continuar como membro "SUD" ativo. Muitos acham que uma religião impõe muitas restrições em nossa vida. Eu penso ao contrário, ela me traz liberdade de tantas maneiras... mas cada um com sua opinião, eis a liberdade de pensamento, expressão e religião.



Mas, convenhamos que nem sempre o que a liberdade de opinião causa agrada. Pelo contrário, machuca. Ouvir críticas muitas vezes tão severas sobre algo que acreditamos machuca. Se ler algum artigo ou opinião de alguém desconhecido já incomoda, imagina então quando vem de alguém próximo ou de um familiar que convivemos por tanto tempo. Não é fácil, mas em tempos atuais e com a facilidade de expressar opiniões com a internet, dificilmente alguém vai passar ileso.

No meu pensamento, ok se uma pessoa não quer seguir ou discorda totalmente com uma ideia ou de uma crença religiosa. Mais uma vez, cada um adora e segue o que quer mas, quando esta pessoa critica o que você acredita, parece provocação, parece que a pessoa quer até mesmo magoar você. Depois de um tempo, ela deve dizer que não, mas... já magoou ou faltou o respeito de alguma forma.

Há uma linha muito fina entre o respeito e o desrespeito, e não me incomoda uma pessoa agir ou acreditar em algo totalmente contrário, mas sim quando a pessoa que pede respeito pelo que vive desrespeita totalmente o outro. Isso é o que realmente me entristece. E acho que isso está muito longe de mudar.

Tenho meu próprio exemplo pessoal. Eu e minha mãe temos muitas opiniões diferentes. Já tivemos discussões grandes em casa, e já cheguei ao ponto de fazer algumas reclamações dela para amigos. Mas, ela tem tantas qualidades mais e tenho um amor tão grande por ela que percebi que eu estava errada e parei com isso, pelo respeito que ela merece.

Tem um exemplo mais simples: sempre tive horário pra chegar em casa. A maior parte de meus amigos na adolescência não tinha e como ficávamos (eu e meus irmãos) indignados. Mas, a casa era dos meus pais, eles faziam tanto por mim e devia isso à eles. Assim foi até o dia de casar e sair de casa. 1 dia antes do casamento, eu saí para uma despedida de solteira entre amigas. Foi ótimo, mas sim, tive horário pra voltar. E voltei dentro do combinado. O respeito aos meus pais será eterno, eu realmente devo muito do que me tornei à eles, magoá-los não deve ser uma opção.

Realmente acredito que o problema jamais será ter opiniões diferentes, mas de querer espalhar isso e provocar reações desnecessárias. De minha família, guardo para mim as divergências (ou no máximo entre nós), tento apenas compartilhar o que faz bem. Este respeito e a tolerância com as diferença é o que gostaria que acontecesse ao nosso redor, especialmente com aqueles que dizemos que mais amamos.

Por outro lado, como mãe, penso que vai chegar o momento do desafio: onde os filhos vão questionar, brigar e mesmo desrespeitar. Temos que nos preparar, temos que enfrentar. Mas, temos que tentar evitar que as discussões e o desrespeito venham de nós. Isso exige paciência -MUITA - exige coragem, e pra mim, muita fé. E mesmo que tantas divergências aconteçam, nosso amor aos filhos é incondicional e nossas ações sempre serão pelo bem deles. É claro que vou ensinar o que acredito, levá-los à Igreja, à escola, e por aí vai, sempre pelo seu bem e pelo que acreditamos ser o melhor. Quando a maturidade chegar, espero então que meus filhos ponderem e considerem tudo o que foi ensinado para tomarem suas próprias decisões. E deixá-los seguir suas vidas, mas sempre irei amá-los.

E claro que este amor também é aplicável à outros familiares: tios, irmãos, e aqueles que temos grande consideração. Dessa forma, eles precisam ver que os respeitamos também, independente de suas escolhas, acho que isso não nos permite criticá-los, especialmente em público e na internet.

A família é especial, mantê-la unida é um desafio, mas também um privilégio. Eu vou tentar, da melhor maneira que eu puder!

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Maternidade e o cansaço

Pessoal, sumi por uma semana. Como comentei com vcs, estive de mudança nestes últimos dias, e está tudo sendo uma loucura: fizemos por conta, o que significou embalar, transportar e tirar coisas de caixas todos os dias, além de móveis e todas as mudanças que programamos para o apto novo. Estamos felizes, mas ainda com muito a fazer, como decidimos reformar e fazer mais umas coisas, é mais 1 mês no mínimo para tudo se ajeitar.

E ainda tenho meu trabalho, que bem nesse mês de uma aumentada, o que é ótimo, mas acontecendo ao mesmo tempo e colocando a cabeça pra pensar, e claro... eu tenho um pequeno pra cuidar.Apesar de tudo estar um caos, nesses dias eu tiro alguns intervalos pra curti-lo e fazer algo. Ele estranhou o apto novo, e tem acordado algumas noites, mas já começou a melhorar. Tivemos dias quentes e lindos pra aproveitar e deu pra ir no parquinho, ver amiguinhos e conhecer um pouco da área comum do apto, que é muito melhor pra ele que o antigo, tudo isso ajudou. E claro, ele não pára e com as caixas tem sido doideira.

Enfim, com tudo, tenho ficado exausta. E quem mais aqui é mãe que vive correndo e também não está? E para as mães com recém nascidos, sério... como somos guerreiras de praticamente ficar 6 meses sem dormir uma noite inteira (felizmente para mim foi apenas 3, e fico insuportável com sono, mas lá estou aqui escrevendo na madrugada, porque estou acesa...)


Mas, isso é temporário, a mudança vai acabar e apesar do resto da correria continuar, dá pra se organizar e levar legal. O cansaço acontece, mas isso é importante: todas encontrarmos momentos para descanso do corpo e da mente.

Estou animada porque domingo está chegando, e apesar de sempre ter compromissos da Igreja mesmo a tarde, ainda assim, é dia de descanso e minha dica é vocês realmente pararem. É Dia de estar em família, e de tirar um cochilo, mesmo que 30 min, pra mim faz a maior diferença. É um dia diferente e toda mãe merece um descanso. Programem-se para isso, realmente precisamos.

Aproveito para conversar, ler e não trabalhar (o que é difícil porque tenho vontade de ver e responder e-mails, mas já percebi que é errado e não faz bem).

Logo a programação de posts volta ao normal, porque preciso organizar mais umas coisas e ter um descanso no meio... né?

E como vocês conseguem achar um tempo de descanso?
Um ótimo fim de semana para todos.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

6 meses de blog: 6 posts favoritos!

O blog já completou 6 meses, como passou rápido!

E como o tempo está louco de corrido, não vamos perder mais um pouco dele e vamos relembrar, inclusive para quem conheceu nossa página há pouco tempo, os 6 posts favoritos até o momento, seus temas e tópicos:



Sexto lugar: ensaio fotográfico da gravidez da Clarice, dos queridos amigos Joana e Alexandre, lindo demais!

http://maternidadesud.blogspot.com.br/2014/12/joana-e-alexandre-esperando-clarice.html

Quinto lugar: a história de quem escreve para vocês sobre o tempo que demorei para engravidar, as duas vezes em que perdi um bebê e, por fim, o dia em que a gravidez chegou e nosso maior presente chegou!

http://maternidadesud.blogspot.com.br/2015/01/quando-maternidade-parece-que-nao-vai.html

Quarto lugar: dicas e ideias sobre o dia da benção do bebê na reunião sacramental, muito bom para as famílias fazerem deste momento reverente, especial e único.

http://maternidadesud.blogspot.com.br/2015/01/o-dia-da-bencao-do-bebe.html

Terceiro lugar: história da exemplar mamãe Michele, do blog As tontas vão ao céu, e como seu seu serviço e amor se reflete em sua família.

http://maternidadesud.blogspot.com.br/2015/01/existem-diversas-formas-de-servir-por.html

Segundo lugar: mais uma história especial da mamãe Priscila, que é uma mãe incrível e sabe conciliar sua vida no mercado de trabalho trabalhando fora com sua família

http://maternidadesud.blogspot.com.br/2015/04/tudo-acontece-no-momento-certo-por.html

E a expectativa para o...

Primeiro lugar: as histórias reais dão show em nosso blog: esta é da mamãe SUD Adriana, que optou por empreender para estar mais próxima da família e se vira de todos os jeitos, mas mostra que todo o esforço vale a pena!

http://maternidadesud.blogspot.com.br/2015/03/ser-mae-e-onde-eu-sempre-quis-estar.html

Eu adoro cada um deles!!!!

E vocês, tem algum post favorito? Quer compartilhar suas experiências com a maternidade SUD? Ou quer ver algum assunto em especial por aqui? Manda pra gente publicar, suas experiências, exemplos e histórias podem inspirar muitas outras pessoas!

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Mudar a perspectiva

Hoje me peguei pensando em como posso ver as coisas pelo outro lado. Não sou a pessoa mais otimista e positiva (na realidade, preciso trabalhar muito nisso), mas tenho sido nos últimos dias e tem sido bom olhar as coisas de uma perspectiva diferente.

Neste feriado que está chegando, vamos mudar de apartamento. Estou naquela correria de, além das coisas de sempre da casa, filho, Igreja, e agora no momento correndo para vender algumas coisas (aliás, interessados, me procurem, hahaha... alguns eletros e móveis no OLX e roupas, utensílios e decorações direto comigo aqui, precinho camarada de mudança) e claro, na operação colocar tudo em caixas.

Tem sido cansativo e corrido, mas estamos contentes, afinal, apesar do apartamento novo ser do mesmo tamanho, tem várias vantagens em relação ao atual, e estamos planejando do nosso jeitinho, diferente de quando entramos nesse, quando casamos, que você entra "do jeito que dá". Apesar de passarmos por muitos desafios, como fomos abençoados e progredimos desde quando dissemos SIM, semana que vem completando 6 anos de nosso casamento e selamento, e assim podemos ir para um lugar melhor agora.


Nossa entrada "que inspira" que montamos no apto atual, isso queremos manter no novo,
mas talvez a gente troque algumas molduras...

E o que tudo isso tem a ver sobre a perspectiva? Vou explicar:

Sempre temos muitos compromissos, e acabei comentando com muita gente sobre adiar ou trocar programas porque estamos em fase de mudança de apto. E o interessante é que a maioria das pessoas falou algo como "ah... mudança é chato né" ou "nossa, que trabalho, difícil mudar né"... e tudo bem que nem sempre as pessoas tem a mesma situação que a nossa, mas eu tenho visto por um lado diferente e digo "mas vai ser para melhor, estamos contando os dias para entrar no apto novo; estamos felizes, não tem problema de ser trabalhoso, está tudo bem". Tenho me sentido feliz e animada apesar de tudo estar sendo muito mais trabalhoso e cansativo ultimamente.

Descobrir que mudar, não apenas de casa, mas de perspectiva, faz bem, mais do que eu imaginava. Vocês já experimentaram? Realmente sugiro que tentem.

Podemos ver o outro lado de nossos filhos, de nossa família, de nossos amigos e líderes da Igreja, podemos ver o outro lado de um pouco de tudo, e como tanto falamos de lar: deixar nosso ambiente mais alegre, feliz e sagrado.

Que este início de semana seja de mudança para todos nós, e que nosso outro lado seja a melhor perspectiva de todas!