quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Por um Natal especial para a família

Eu amo o natal. Amo as festas, as luzes, as músicas, os passeios e atrações, e gosto sim dos presentes, por que não? Mas penso que é uma forma de demonstrar carinho, e que devemos usar este gesto para mostrar o amor que temos por nosso próximo, pois é claro, o nascimento do Salvador é o mais importante de tudo.

E estar em família para celebrar esta época é uma benção maravilhosa, e dá sim para aproveitar um pouco das atrações festivas em todo o lugar sem deixar de manter o foco em Cristo. É só saber como explicar e filtrar o que mais importa.


Então hoje quero dar sugestões diversas para aproveitar esta época em família, de várias formas:

* Faça Noites Familiares sobre o Natal: as noites familiares podem ser todas relacionadas ao nascimento e também a vida, sacrifício e ressurreição de Cristo. No livro de Ideias para Noites familiares (aquele antigo mesmo) tem lições para ocasiões especiais como esta.

* Faça refeições com o tema do natal para sua família: que tal fazer em casa pratos e doces natalinos juntos? panetones, rabanadas, chocolate quente, bolachinhas decoradas... cada semana dá pra inventar uma delícia diferente!

* Escutem músicas relacionadas ao natal: Hinos sobre o Salvador e outras músicas que falam sobre Cristo são muito inspiradoras, por exemplo "O Messias" de Handel. Vocês podem ouvir no carro, no radio em casa e claro... nos Ipod's, Iphone's e todos os dispositivos móveis possíveis. Tem inclusive radios específicas em aplicativos como spotfy com apenas estações natalinas.

* Assistam filmes sobre o Salvador: Há uma variedade de filmes sobre Cristo. Muitos deles vendidos no templo, e tbém se aplicam as Mormon Messages que podem ser vista inclusive no youtube. 

* Façam projetos de serviço: servirmos como Cristo nos aproxima Dele, sem dúvidas, ainda mais nesta época! Ajude seus vizinhos, idosos, crianças, amigos... observe o que pode ser feito e melhore o dia de alguém com o Espírito de Natal!

Assistam apresentações de natal e visitem locais em sua cidade: Há shoppings, parques e ações da prefeitura de muitas cidades que fazem apresentações natalinas. Corais, teatros e muita coisa legal, muitas gratuitas. Se você encontrar algo sobre a natividade, ótimo! Se vc encontrar algo mais relacionado ao papai noel e presentes, aproveite para explicar o significado dos símbolos do natal, afinal a própria origem do papai noel foi a partir de um ato de serviço. Use isso ao seu favor e aproveite este tempo para curtir seus filhos e terem este momento da família!

* Estudem a Vida de Cristo nas Escrituras: Façam um estudo diário sobre este tópico. Vocês podem usar recursos simples como o Sempre Fiéis, Princípios do Evangelho, Artigos da Liahona e claro... as obras padrão. Você pode ler as escrituras indicadas neste tópico do Guia de Estudos das Escrituras (GEE)... enfim... o importante é aprender ou relembrar um pouquinho a cada dia até o natal.

* Presenteie um amigo com um Livro de Mórmon: Ajuda ainda mais a tirar o mito de que mórmons não são cristãos, é uma das melhores épocas para presentear alguém com um Livro de Mórmon. 

* Vão ao templo: Não há melhor lugar para aumentar o testemunho de Jesus Cristo do que no templo... lá aprendemos sobre o Plano de Salvação que tem Cristo como grande personagem para a salvação da humanidade... e claro, estando no templo tbém estamos servindo aos nossos antepassados. Para os pequenos o templo sempre também tem um presépio que pode ser mostrado no passeio.

* Presenteie familiares com algo relacionado a Cristo: ao invés de apenas comuns, que tal dar um livro, cd ou mesmo escrever seu testemunho ou pensamentos da conferência geral... enfim algo do coração e dar para seus familiares? Podemos lembrar que este é a verdadeiro natal!

* Escreva em seu diário: mesmo que você não tenha um, é uma excelente época para iniciar. Escreva seus sentimentos de gratidão pelo sacrifício de Cristo, pensamentos e sentimentos que você teve ao conhecer ele mais de perto pelas sugestões acima.... preserve seu testemunho e relato para você e sua posteridade!

Vamos fazer deste dezembro o melhor de todos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário