quinta-feira, 25 de junho de 2015

Receitas de Caneca para Janta em Família

Neste mês espero que quem acompanha o blog possa me perdoar, pois estou fazendo menos postagens que o de costume. . falei pra vocês que me mudei e estamos no meio da reforma, e tudo está uma loucura. Aliás, estou chegando a conclusão que, se um casamento sobreviver a uma reforma, ele sobrevive a qualquer outra coisa, rsrsrs (sendo um pouco dramática, mas o desafio tem sido grande, pra não dizer que brigamos muito desde então, mas vai ficar bom...)

A questão é que, no meio de uma reforma onde estou há mais de 20 dias sem meu fogão, pois teremos um modelo novo com uma instalação diferente, o jeito é ser criativo na hora de cozinhar. Eu já havia pensado - como líder das moças para uma mutual - em fazer um culinária com as meninas com receitas de caneca, e agora sem fogão, foi o momento perfeito e necessário de testar algo assim.

Mas a notícia boa é que eu fiz, deu certo, fiz a atividade com as receitas que encontrei, e... virou janta aqui em casa em uma noite dessas sem fogão. Fiz uma torta salgada e um bolo doce de milho que, além de delicioso e que super combina nessa época junina é sem glúten e sem lactose: nada de intolerância!

As receitas são ultra simples e rápidas: pra quem tem pressa, é uma maravilha; pra quem quiser algo tranquilo de fazer com crianças, é uma super opção, e pra quem quiser comer algo gostoso, seja como for, é ótimo. As receitas mandam muito bem em todos os sentidos.

Bom, chega de enrolar, aqui vão as receitas de caneca. É uma porção individual. As fotos não ficaram perfeitas, mas o gosto eu garanto! Espero que gostem!

Receita Salgada: Torta de Caneca (Blog Elo7)


Ingredientes
4 colheres de sopa de farinha de trigo
4 colheres de sopa de leite
3 colheres sopa de óleo ou azeite
1 ovo
1 colher de café de fermento em pó
1/2 colher de café de sal

Recheio
1 fatia (não muito fina) de queijo prato ou muçarela picado
1 fatia de presunto picado
Variações de recheio: legumes, frango desfiado, atum.

Preparo
Misture os ingredientes da massa em uma tigela, acrescente o recheio e mexa levemente apenas para espalhar na massa. Transfira para a caneca e leve ao micro-ondas em potência máxima por 3 minutos. E seja feliz!


Receita Doce: Bolo de Milho de Caneca s/ Glúten e S/ Lactose (Cozinha Prática Rita Lobo - aliás programa super recomendado do canal GNT, assistam)


Ingredientes
4 colheres de sopa de milho verde pré-cozido – pode ser em lata ou congelado
4 colheres de sopa de leite de coco
1 ovo
4 colheres de sopa de óleo
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de fubá
½ colher de sopa de fermento em pó
Canela em pó a gosto

Preparo

Antes de abrir, lave e seque a lata de milho. Escorra todo o conteúdo numa peneira e reserve os grãos. Com um mixer, bata o leite de coco, o óleo, o ovo e metade do milho, até que os grãos estejam triturados (cerca de dois minutos). Acrescente o açúcar e bata por mais um minuto. Junte o fubá, o fermento, uma pitada de canela em pó e mexa com um garfo, até que a massa fique homogênea. Misture o restante do milho e divida a massa em três canecas grandes (0bs. acho que em duas é melhor), preenchendo até metade da capacidade das canecas. Coloque as outras duas colheres de milho. Leve ao micro-ondas em potência alta por cerca de três minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo. Com cuidado para não se queimar, retire as canecas e polvilhe com mais um pouco de canela em pó. Sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário