quinta-feira, 23 de abril de 2015

Empreender para se realizar e estar mais próxima da família

Como já comentamos, ser mãe e profissional é algo difícil demais! No momento que a maternidade chega podemos até pensar quer nossos planos profissionais, por melhor estabelecidos que sejam, vão seguir em frente, mas aquele bebê pequenino em nossos braços bagunçam todos os nossos pensamentos e ideias. As dúvidas surgem, a gente pensa, tenta olhar pro futuro e... voltamos ao zero nesse assunto.



Já fiz um post sobre este tópico (clique aqui sobre nosso ponto de trabalhar fora x ficar em casa), e temos exemplos diversos tanto daquelas voltaram como das optaram por deixar seu emprego formal.
Porém, hoje quero falar para todas que sentem que o retorno ao trabalho não é que deve ser feito e optam em deixar um emprego de carteira assinada e buscar alguma outra forma de renda que as permitam ter mais flexibilidade com sua família.

Empreender hoje faz parte da minha vida, e quero falar um pouquinho da minha história nisso.

Eu trabalhei por 7 anos em uma multinacional. Apesar de tudo ser muito corrido, cansativo e estressante, além de super distante de casa, eu tinha um bom salário, bons colegas, tive reconhecimento e aprendi muito profissionalmente. Eu tinha feito planos de retornar, mas... tive uma angústia tão grande e que me incomodou tanto até o dia de eu pedir a conta que senti que era hora de ficar dentro de casa, e não me arrependi nem um pouco.

Mas, as contas continuam e mesmo com algumas reservas financeiras que fizemos e ajudam até hoje, eu gostaria de fazer algo que também me permitisse estar mais tempo em casa.

Assim, coloquei minhas mãos à obra em uma ideia que tive há algum tempo atrás, do ramo de festas. Muitas pessoas fazem festas lindas, mas tem dificuldades em relação ao entretenimento e o que será feito durante a festa. Eu sempre tive boas ideias e ajudei várias amigas nesta parte, por exemplo: nas brincadeiras de um chá de bebê sempre fiz jogos divertidos e criativos que deixassem as convidadas animadas e sem constrangimentos. Então, resolvi transformar o entretenimento da festa não em serviço, mas em produto para qualquer pessoa ver as regras dos jogos personalizados e realizá-los por conta, e isso para vender pela Internet para todo o Brasil. Nascia a Inventos em Eventos.

www.inventosemeventos.com

Para isso acontecer, estudei e me organizei bastante. Li bastante coisa, visitei sites e blogs de empreendedorismo (o que faço até hoje) e participo de eventos sempre que posso. Isso foi uma grande base para mim e gosto muito desse assunto também. A Inventos então começou suas atividades e criei um dia disciplinado para dar conta. Acordo mais cedo para me exercitar, estudar as escrituras e trabalhar nas atualizações das redes sociais e conteúdos do blog da empresa. Trabalho também enquanto meu pequeno dorme, tanto de tarde como a noite, nas criações de artes e jogos e nas respostas as clientes. E ele ainda me acompanha no caso de levar encomendas aos correios e até mesmo em conversas com parceiros que tenho interesse (e não se importam de ter um bebê junto). É cansativo, mas é um esquema bem possível.

Abri a empresa ano passado. Tenho tanto um blog com dicas de entretenimento e organização de festas como uma loja virtual no Portal Elo7 e as primeiras vendas surgiram, mas nesse ano já recebi bem mais consultas e solicitações do que em 2014. A empresa está crescendo, bem aos poucos. Nem de longe estou ganhando o salário que um dia ganhei, mas estou trabalhando para fazer meu nome no mercado e em geral isso tem me trazido muita alegria e satisfação, e principalmente: uma vida em família que nunca teria antes - afinal, no meu caso de voltar a trabalhar, ele teria que acordar comigo às 6h00 e ficar das 7h00 às 18h00 (no mínimo) na escola todos os dias.

É claro que o tempo de qualidade em família é o mais importante, mas eu queria ter esse tempo e estar em harmonia com o ensinamento que aprendemos de que "a maternidade está próxima da divindade".

Se vocês tem interesse em empreender e possuem uma boa ideia, lembrem-se de que ter um negócio próprio significa trabalhar bastante também, não ter retorno imediato de seus investimentos, e ter muitas paciência para as coisas engrenarem. Mas, é possível ter mais tempo sim em família.

Caso queira entrar de cabeça nisso. é bom se especializar um pouquinho antes de abrir sua empresa. Se vc quer partir para venda de algo artesanal e mesmo digital ou no estilo microempresa, você pode aprender a planejar e gerenciar dentro de casa com vários blogs e cursos online. Para mim foram de extremo valor, e deixo aqui alguns links que sempre ajudam (seja pelo conteúdo ou pelas redes sociais):

* Para abrir uma empresa MEI (microempreendedor) e como ela funciona, benefícios, etc.

* Para dicas e ideias do que empreender e como se organizar, para mulheres e mães (todos eles estão nas redes sociais e vcs podem seguir-los para acompanhar as publicações e novidades)

Estas instituições costumam promover eventos por todo o Brasil, divulgados nas redes sociais, vários deles gratuitos. Participei de alguns e tem sido muito bom fazer contatos e formar parcerias.

* Para cursos online para aprender ou se especializar em algo das mais diversas opções - culinária, artesanato, artes, etc. - há uma assinatura paga para fazer em qualquer horário, mas toda semana há cursos gratuitos se assistidos nos horários disponibilizados por eles.
----
Por fim, a minha propagando, convido vocês a acompanharem meu empreendimento nas redes sociais e links, e se você já é uma mãe SUD empreendedora, convido a compartilhar sua experiência neste blog e assim pessoas de todo o Brasil conhecerem sua história e sua empresa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário