segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Looks e dicas para um ensaio fotográfico de gestante (considerando nossos padrões)

Logo no primeiro post de apresentação do blog, recebi uma ótima sugestão para um texto da Dayanne Rodrigues: dicas de roupas bacanas no padrão e de poses e ideias para um ensaio fotográfico de gestante. E como ela vai tirar suas fotos já na próxima semana, fazemos já está postagem!

Eu fiz um ensaio de gestante e amei o resultado. Baseado no que usei, fiz e onde fui, aí vão as minhas dicas do que acho que pode funcionar, vamos por partes então.

Primeiro, as roupas.

Se já é difícil encontra roupas bacanas no padrão normalmente, pra gravidez isso piora. Claro que tem coisa bacana por aí, mas às vezes o preço fica acima do que gostaríamos, a roupa não fica do jeito que queríamos, faz parte. Não sou especialista em moda, mas acho que posso ajudar com:

- Escolha as roupas que vc mais gosta ou acha mais bonitas que vc tem usado, e escolha os demais acessórios e mesmo as roupas de seu esposo para tirar as fotos com uma combinação bacana de cores. Looks mais leves e "clean"e aqueles que valorizam a barriga considero mais interessantes;

- Empreste! Veja se suas amigas, mãe, sogra, enfim... tem algumas peças para emprestar. Não precisa necessariamente ser de grávida, mas há vestidos soltinhos e batas que podem ser usadas com ou sem o barrigão e vc pode se surpreender. Eu usei alguns vestidos de minha mãe na minha gestação que eram lindos.

- Valorize os acessórios. Muitos não recomendam usá-los, mas nas fotos em que vc não tiver objetos com vc (e já falo disso) veja todos os acessórios bacanas para valorizar você como grávida: colares, lenços, pulseiras, cachecol (eu adoro aqueles cintos fininhos colocados abaixo do busto, usei muito)... esses dá pra emprestar de qualquer pessoa também, e nem precisa fazer tantas trocas de roupa, apenas dos acessórios, que sem exageros, podem dar um destaque bacana.

Imagem: Rosa Mulher (aliás, este link tem várias ideias boas, discretas e divertidas disso)
- Adapte suas roupas. O mesmo princípio que já fazemos para ficar normalmente nos padrões eu acho que vale para a gravidez. Se tem um vestido bacana mas sem mangas, veja se vc consegue usar com um bolero curtinho ou um lenço por cima, mesmo que seja apenas para as fotos. Nessa foto abaixo, ela está usando um vestido com uma camisa que achei bem legal de fotografar.

Imagem: Rosa Mulher


Agora, poses e ideias.

Apesar de existirem "grávidas ninjas" que ficam de cabeça pra baixo, em geral, nem sempre dá pra fazer todas as poses e jeitos que queremos porque temos uma barriga enorme em nossa frente! O momento das fotos é gostoso, mas cansativo e deve ser bem aproveitado sem stress, tipo... se não der pra fazer essa, parte pra próxima.

O que eu acho bacana para o ensaio é:

- Escolha um local de muitas possibilidades. Às vezes para uma linda praia e que tem ... só a praia! Aí mão tem muito para onde ir e inventar, então, é bacana escolher um lugar que te dê opções e cenários diferentes, que vc possa sentar de várias maneiras, subir, descer, enfim... Você não precisará inovar tanto em poses, porque os cenários irão mudar o tempo todo. Eu fiz em um local próximo de Curitiba chamado recanto dos papagaios que tinha rio, pontes, pequenas cascatas... e até faltou tempo para tirar mais algumas fotos em uma colônia próxima, que conseguimos apenas fazer na estrada antes de escurecer.

Imagem: Amber Katrina

- Levem roupinhas, objetos, decoração e brinquedos: Dá pra fazer muita coisa legal. Temos uma foto onde o maridão está "brincando de carrinho" por cima da barriga, adoro essa! Usamos camisas, sapatinhos e bodies, uma letra decorativa com a inicial do nome do pequeno, e um cata-vento que foi o tema do quarto dele. Se vc tiver quadrinhos e ainda quiser incorporar temas SUD, como medalhão das moças, anel do CTR, quadro da família proclamação ao mundo, enfim... dá muita coisa legal. Ah, as plaquinhas escritas que estão na moda também são uma ótima pedida.

Imagem: Racy Hughes

- E sobre as poses em si, é tão difícil dar sugestões porque acho algo bem pessoal, mas façam aquilo que vc se sente a vontade: olhem para a barriga, encoste no ombro do maridão, peça para ele beijar "o bebê" em várias fotos, fazer um carinho em você, ah, tem as fotos de silhueta também, enfim... e aí vão mais algumas ideias para inspirar!

Imagem: Marika Photography

Imagem: Dicas de Mulher

Estas ideias estão boas? Estou aceitando mais sugestões!

Um comentário: